Locomotiva mikado 155 (2-8-2) com composição, em passeio popular próxima à estação de Rio Negrinho

        A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PRESERVAÇÃO FERROVIÁRIA (A.B.P.F.), é uma entidade cultural, sem fins lucrativos, voltada ao resgate, preservação e operação de material rodante ferroviário antigo, principalmente, Locomotivas a Vapor, oriundas de diversas ferrovias Brasileiras, cuja finalidade principal é manter este material em funcionamento para conhecimento das futuras gerações. Com sede nacional em Campinas/SP, possui várias regionais no país, as quais são uma espécie de filial da sede nacional.

Locomotiva Mikado 760 (2-8-2) com composição na estação de Joinville Locomotiva Mikado 155, estacionada em Rio Natal, local de parada do passeio Histórico Cultural

        A operação deste material é realizada através dos chamados "MUSEUS DINÂMICOS", situados nas cidades Campinas (SP), Cruzeiro(SP), São Lourenço(MG), Passa Quatro(MG), São Paulo(SP),  Rio Negrinho (SC), Piratuba(SC) e Apiúna(SC), onde podem ser vistos em plena atividade vários tipos de locomotivas a vapor, fabricadas desde o início até a metade do século, além de vários vagões e carros de passageiros históricos, alguns em atividade, outros aguardando os bisturis restauradores dos sócios da A.B.P.F. Além do material rodante, podem ser observados nos Museus Dinâmicos, toda a estrutura que compõe uma ferrovia a vapor, desde estações ferroviárias com seus equipamentos tradicionais, até a própria malha ferroviária.

Equipe de tração da ABPF-SC m passeio na Ferrovia Tronco sul

        As composições ferroviárias do Museu Dinâmico são operadas pelos sócios voluntários da A.B.P.F., todos eles das mais variadas procedências e ocupações, além de ferroviários na ativa e de aposentados, todos porém, com sua preocupação em comum, que é a preservação de nossa MEMÓRIA FERROVIÁRIA, sócios estes que além de pagarem anuidade a exemplo das demais Associações, muitas vezes gastam suas próprias economias para garantirem a operação normal das composições da A.B.P.F., além da R.F.F.S.A., da FEPASA, da ALL, da FTC, e algumas empresas da iniciativa privada, as quais investem também na preservação do nosso passado ferroviário.

Locomotiva Mikado 760 e 155 na estação de Engenheiro Bley

        Uma das prioridades da Associação,  a TRAÇÃO VAPOR está praticamente extinta no Brasil e no mundo, após a desativação das locomotivas a vapor em 1994 na última ferrovia do Brasil que ainda operava com tração vapor comercialmente, que era a E.F. Tereza Cristina, de Tubarão (SC), o que significava que a figura do maquinista e foguista de locomotiva a vapor muito popular nos tempos passados, também hoje quase em extinção, e o "quase" aqui também fica por conta da A.B.P.F., que operando em ferrovia a vapor, naturalmente preserva também uma ocupação mostrando-a na prática as futuras gerações.

Locomotiva Mikado 760 com composição estacionada na estação de Rio Natal

        Todas as viagens realizadas pelos nossos Museus Dinâmicos, tentam realmente resgatar a Memória Ferroviária, onde o passageiro realmente volta no tempo, passando por antigas estações e vendo em funcionamento toda a infra-estrutura de uma ferrovia a vapor. Além disto, toda a história da ferrovia operada por nossos Museus Dinâmicos, poderá ser conhecida pelos passageiros durante a operação ferroviária, como o Museu Dinâmico da ABPF de Santa Catarina, que opera suas composições, na Serra do Mar entre Rio Negrinho e Rio Natal, tem um trecho ferroviário belíssimo, construído entre 1910 e 1913, com quatro túneis, pontes em grande altura e fantásticos cortes na rocha. Esta linha ferroviária exigiu perspicácia e audácia por parte dos engenheiros e construtores e que precisa ser do conhecimento da comunidade brasileira, conhecimentos estes facilitados através das composições da A.B.P.F.  A regional SC, reativou e opera também outros 2 trechos através de seus núcleos operacionais: Piratuba a Marcelino Ramos pertencente a antiga Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande e Subida a Salto Pilão em Apiúna, pertencente a Antiga Estrada de Ferro Santa Catarina.

Locomotiva Mikado 760, em manobra no pátio da estação de Rio Natal, em dia de passeio]